Sexta, 02 de Janeiro de 2026 01:14
Política Mato Grosso

Invasão no Contorno Leste gera bate-boca na ALMT

Invasão no Contorno Leste gera bate-boca na ALMT

02/07/2025 20h53
Por: Redação
Fotografia: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Fotografia: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Cuiabá, MT – A situação da ocupação de terras na região do Contorno Leste, em Cuiabá, aumentou para um intenso conflito verbal na Assembleia Legislativa. O debate sobre a legalidade e o futuro dos ocupantes expôs visões antagônicas e culminou em acusações diretas entre parlamentares.

O estopim do debate foi o pronunciamento do deputado Gilberto Cattani (PL), que classificou a ocupação como uma violação do direito à propriedade. "Não podemos entender que existe um programa habitacional que começa com uma invasão de propriedade privada. Tem que ser retirado da área", declarou Cattani, sendo recebido com vaias das galerias.

O parlamentar apoiou sua posição ao mencionar o assassinato do proprietário da área, João Pinto, e diferenciar a ocupação de assentamentos legítimos. "Um assentamento é uma área legítima, comprada pelo governo federal. O que existe hoje é vagabundagem que só leva terror ao campo", afirmou, criticando o que considera uma deturpação da reforma agrária.

A fala de Cattani foi rebatida pelos deputados Wilson Santos (PSD) e Valdir Barranco (PT),  gerando um "bate-boca", onde o petista acusou o colega de ter se aproveitado de programas de reforma agrária no passado e agora atacar aqueles que ainda lutam pelo direito a propriedade.

O Histórico do Conflito

A ocupação em questão começou em janeiro de 2023, em uma propriedade pertencente à família de João Antônio Pinto desde a década de 1960. O caso já passou pela análise do Judiciário, que envolveu uma ocupação como esbulho possessório (ato de tomar posse de forma violenta ou clandestina) e determinou uma reintegração de posse aos proprietários.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cuiabá, MT
Atualizado às 00h01
26°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 37°

28° Sensação
0 km/h Vento
78% Umidade do ar
100% (4.01mm) Chance de chuva
Amanhã (03/01)

Mín. 22° Máx. 36°

Chuvas esparsas
Amanhã (04/01)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuva