Quinta, 01 de Janeiro de 2026 17:44
Policial Policial

Ataque Cibernético Afeta Provedora de Serviços e desviam dinheiro do Banco Central, Clientes Não Têm Prejuízo

Ataque Cibernético Afeta Provedora de Serviços e desviam dinheiro do Banco Central, Clientes Não Têm Prejuízo

02/07/2025 17h01
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Banco Central (BC) confirmou nesta quarta-feira (2) que a C&M Software, uma provedora de serviços de tecnologia que atende instituições financeiras sem infraestrutura de conectividade própria, sofreu um ataque hacker. O BC, embora não tenha detalhado o ocorrido, informou em comunicado que determinou o bloqueio do acesso das instituições financeiras à infraestrutura operada pela C&M.

Uma fonte ligada à investigação, que preferiu não se identificar, revelou que a C&M presta serviços a cerca de duas dezenas de pequenas instituições financeiras. Segundo essa fonte, os valores envolvidos no ataque não chegam à casa dos bilhões de reais, contrariando uma publicação anterior do Brazil Journal que mencionava o valor de R$ 1 bilhão. Outra fonte ouvida pela Reuters assegurou que não houve perdas para os clientes.

Kamal Zogheib, diretor comercial da C&M Software, afirmou que a empresa foi a vítima direta do incidente cibernético, que envolveu o uso fraudulento de credenciais de clientes para tentar acessar seus sistemas e serviços. A C&M garantiu que seus sistemas críticos permanecem intactos e totalmente operacionais, e que todas as medidas de protocolo de segurança foram implementadas. Zogheib ressaltou que a empresa está cooperando com o Banco Central e a Polícia Civil de São Paulo na investigação em andamento.

A instituição financeira brasileira BMP informou à Reuters que ela e outras cinco instituições tiveram acesso não autorizado às suas contas reserva durante o ataque, ocorrido na segunda-feira (1). A BMP esclareceu que as contas afetadas são mantidas diretamente no Banco Central e são utilizadas exclusivamente para liquidação interbancária, sem qualquer impacto nas contas dos clientes ou nos saldos internos. A instituição acrescentou que tomou todas as medidas operacionais e legais necessárias e possui garantias suficientes para cobrir integralmente o valor impactado, sem prejuízo às suas operações ou parceiros comerciais.

O Banco Central utiliza a expressão “instituições financeiras sem infraestrutura de conectividade própria” para se referir às instituições de pagamento digital, que tiveram um crescimento acelerado na maior economia da América Latina, impulsionado por inovações que promovem a concorrência no setor financeiro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cuiabá, MT
Atualizado às 17h01
29°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 35°

31° Sensação
1.03 km/h Vento
62% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/01)

Mín. 22° Máx. 36°

Chuvas esparsas
Amanhã (03/01)

Mín. 22° Máx. 35°

Chuva