O Hospital Municipal São Benedito será protagonista de uma ampla mobilização em favor da saúde da mulher durante o mês de março. As ações integram a campanha Março Lilás e fazem parte do planejamento da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), sob gestão da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Entre as iniciativas previstas está a realização de um mutirão de ressonância magnética. Para viabilizar a ação, o Hospital São Benedito solicitou formalmente à Central de Regulação o levantamento atualizado do quantitativo de pacientes que aguardam pelo exame.
A unidade conta com Centro de Imagem moderno, equipado e em pleno funcionamento, incluindo a utilização de um ressonador magnético de 3 Tesla, tecnologia de ponta que representa um avanço significativo na rede pública de saúde da capital. O novo equipamento permite dobrar a capacidade de atendimentos, além de garantir mais agilidade na realização dos exames e maior precisão nos laudos diagnósticos, qualificando ainda mais a assistência prestada à população.
Para a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, as ações reforçam o compromisso da gestão com a saúde da mulher.
“O Março Lilás é um momento estratégico para intensificarmos o cuidado com a saúde feminina. Esses mutirões representam mais acesso, mais agilidade nos diagnósticos e um olhar atento à prevenção, que é fundamental para salvar vidas. Nosso objetivo é garantir que as mulheres cuiabanas sejam acolhidas com qualidade e dignidade em toda a rede municipal”, destacou.
Programação especial do Março Lilás
Dentro da agenda do mês dedicado à saúde da mulher, o Hospital São Benedito também promoverá mutirões de exames de ultrassonografia, contemplando:
- Ultrassom de mama
- Ultrassom transvaginal
Os exames são fundamentais para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças ginecológicas e mamárias, reforçando o cuidado integral com a saúde feminina.
Mutirão de cirurgias segue em março
Outra frente importante é a continuidade do mutirão de cirurgias gerais para retirada de lipomas. Após ações realizadas no dia 21 de fevereiro e com nova etapa prevista para 28 de fevereiro, os procedimentos seguem no mês de março nos dias 7, 14, 21 e 28, ampliando o acesso dos pacientes ao tratamento cirúrgico e contribuindo para a redução da demanda reprimida.
De acordo com o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Israel Paniago, o Hospital São Benedito tem papel estratégico dentro da rede municipal.
“O Hospital Municipal São Benedito reúne estrutura, tecnologia e equipes qualificadas para liderar ações como essas. O uso do equipamento de ressonância magnética de 3 Tesla e a realização de mutirões refletem nosso compromisso com a eficiência, a resolutividade e a ampliação do acesso aos serviços especializados para a população”, afirmou.
Cuiabá - MT Serviços administrativos e ambulatoriais da Saúde terão expediente especial nesta quarta-feira
Cuiabá - MT UPA Morada do Ouro registra vazamentos pontuais, mas mantém atendimentos normais
Cuiabá - MT Produção recorde garante mais de R$ 9 milhões para fortalecer cirurgias eletivas em Cuiabá
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá convoca médicos e engenheiro civil para reforçar rede municipal de Saúde
Cuiabá - MT Cuiabá realiza primeira cirurgia bariátrica pela rede municipal de saúde
Cuiabá - MT Prefeitura vistoria mais de 536 mil imóveis e reduz casos de dengue em Cuiabá Mín. 14° Máx. 20°
Mín. 14° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 32°
Parcialmente nublado
Naime Márcio Martins Moraes A fraude da República brasileira: poder para elite e quem paga a conta é o povo
Léo Bortolin Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
Paula Calil Um ano de responsabilidade, diálogo e transparência à frente da Câmara de Cuiabá
Giovanna Burton Suspensão de processos de atraso e cancelamento de voo: o dever de indenizar está em risco?