A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, a Operação Lei do Retorno, visando desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 50 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A ação policial cumpriu 45 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas físicas, empresas e servidores públicos.
As medidas foram executadas em diversas cidades, incluindo Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra e Joselândia, no Maranhão, além de Teresina.
As investigações apontam para fraudes em licitações municipais ocorridas entre 2021 e 2025. Um dos pontos identificados foi o retorno de parte dos valores contratados, provenientes do Fundeb, para os servidores públicos envolvidos no esquema.
A operação tem como foco o núcleo suspeito de manipular licitações públicas e desviar recursos repassados pelo governo federal através do Fundeb. A investigação apura também a apropriação de parte dos valores desviados por servidores públicos.
Os investigados poderão ser responsabilizados por crimes de organização criminosa, corrupção, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro, conforme nota divulgada pela Polícia Federal.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Economia Reforma tributária entra em fase de testes em 2026
Geral Sorteadas as seis dezenas da Mega da Virada: 09-13- 21-32-33-59
Justiça Defesa de Bolsonaro apresenta novo pedido de domiciliar ao STF
Negou Moraes nega pedido da defesa de Bolsonaro para receber visita de sogro
Banco Master PGR descarta ilicitude e arquiva pedido para investigar Moraes
Economia Taxa de desemprego chega a 5,2%, a menor desde 2012 Mín. 24° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva