Terça, 20 de Janeiro de 2026 17:32
Cidades Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde fortalece agricultura familiar com assistência técnica, inovação, apoio à produção e planejamento integrado

A agricultura familiar de Lucas do Rio Verde registrou avanços significativos em 2025, consolidando-se como um dos pilares do desenvolvimento rural...

20/01/2026 08h11
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A agricultura familiar de Lucas do Rio Verde registrou avanços significativos em 2025, consolidando-se como um dos pilares do desenvolvimento rural sustentável do município. Ao longo do ano, A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) investiu mais de R$ 620 mil diretamente em ações de fortalecimento do setor, com foco na ampliação da produção, geração de renda e qualificação dos agricultores familiares.

Os recursos foram aplicados na aquisição de equipamentos estratégicos, como plantadeira de abacaxi, caixas de abelhas e melgueiras, além da manutenção de máquinas, fomento à associação da agricultura familiar e oferta de assistência técnica especializada, por meio de parceria com o Sebrae/MT e Senar. 

Para o prefeito Miguel Vaz, a agricultura familiar ocupa um papel importante no desenvolvimento do município. “Sou filho de pequenos produtores da agricultura familiar, com muito orgulho. Essas ações do Município são fundamentais para a segurança alimentar, para a geração de renda no campo e para o fortalecimento da economia local. Os investimentos e ações realizadas ao longo de 2025 mostram o nosso compromisso em apoiar quem produz, garantindo assistência, estrutura e oportunidades para que as famílias permaneçam e prosperem no meio rural.”

Ao longo de 2025, a SAMA ampliou a assistência técnica aos produtores, totalizando 708 atendimentos a 93 agricultores familiares, por meio de ações próprias e parcerias com Senar e Sebrae. Como incentivo à diversificação produtiva e à geração de renda no campo, foram entregues mais de 6 mil mudas aos produtores do município.

O suporte à produção rural também contou com a atuação da Patrulha Agrícola, que realizou 257 serviços, somando mais de 700 horas de trabalho, atendendo comunidades rurais e contribuindo para maior eficiência nas propriedades.

Outro avanço importante foi o fortalecimento da regularização e da segurança alimentar. O Serviço de Inspeção Municipal, agora integrado ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (CIDESA), acompanhou a produção das agroindústrias locais, garantindo qualidade, segurança dos alimentos e apoio à formalização da produção.

Parte da produção da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde também é destinada à merenda escolar da rede municipal de ensino, contribuindo diretamente para a oferta de alimentos frescos e de qualidade aos alunos. A iniciativa fortalece a produção local e promove uma alimentação mais saudável. 

O Município também promoveu feirinhas mensais da agricultura familiar, incentivando a comercialização direta e fortalecendo a economia local. A secretaria também participou do Show Safra 2025, realizando o 8º Fórum da Agricultura Familiar, que contou com lançamento do Selo de rastreabilidade da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde, e avançou em projetos voltados à agroindustrialização, inspeção e comercialização da produção.

Os resultados reforçam o potencial econômico do setor. Dados do Censo Rural Municipal 2025 apontam que a agricultura familiar apresenta alto rendimento por hectare, podendo gerar renda bruta de até R$ 133 mil por família ao ano, além de desempenhar papel fundamental na segurança alimentar e no desenvolvimento sustentável do município.

Pesquisa e inovação

Campo Experimental na Fundação Rio Verde (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Somado aos investimentos diretos, Lucas do Rio Verde conta com um importante aliado na geração de conhecimento, inovação e apoio técnico aos pequenos produtores: o campo experimental da Fundação Rio Verde. O espaço desempenha papel estratégico no fortalecimento da agricultura familiar, funcionando como ambiente de testes, validação de tecnologias, experimentação de culturas e difusão de boas práticas agrícolas adaptadas às condições locais.

Por meio do campo, é possível aproximar o produtor rural de novas soluções, reduzir riscos produtivos e ampliar a eficiência, promovendo uma agricultura mais sustentável, diversificada e resiliente. O espaço também se consolida como elo entre o poder público, instituições de pesquisa, setor produtivo e agricultores familiares, permitindo que políticas públicas sejam construídas com base em dados reais, resultados práticos e experiências locais bem-sucedidas.

Dentro dessa mesma estratégia de fortalecimento do setor, o município vislumbra ainda a possibilidade de apoio estratégico para a implantação de agroindústria vinculada a uma cooperativa de agricultores familiares. A iniciativa tem como objetivo agregar valor à produção, ampliar mercados, reduzir perdas e criar novas oportunidades de renda por meio do beneficiamento, processamento e comercialização dos produtos locais.

Na prática, o apoio chega diretamente às propriedades

Durante visita recente a produtores da comunidade rural Cedro, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis destacou o alcance das ações executadas em 2025.

“A agricultura familiar no ano de 2025 é uma frente que se desenvolveu muito aqui no nosso município. Foram mais de 700 atendimentos de assistência técnica aos agricultores familiares, somando o trabalho do município com as parcerias do Sebrae e do Senar.”

O agricultor familiar Amaraí Teixeira da Silva, da comunidade Cedro, relatou os benefícios do suporte oferecido pela Prefeitura em sua propiedade, onde ele e a familia produzem quiabo, pimenta, jiló e berinjela.

“Aqui da minha terra é a gradagem, o sistema de roçadeira, a retroescavadeira e também a PC, que faz parte da patrulha da Prefeitura. Esses são os benefícios que nós estamos tendo aqui e esse apoio é muito importante, porque nossa área é pequena, pra gente ter um trator desse, a gente não tem condição financeira pra comprar.”

Outro produtor, Luciano Rodrigues de Melo, que comercializa banana, batata-doce, pimentão, pepino e abóbora verde, destacou a importância da mecanização e da agilidade no atendimento. “A patrulha mecanizada da prefeitura é muito importante. Além de ter equipamento disponível, a agilidade ajuda muito. Parte da minha produção vai para a merenda escolar do município.”

Com investimentos, planejamento e articulação institucional, aliados a estruturas como o campo experimental da Fundação Rio Verde, Lucas do Rio Verde segue avançando em um modelo de agricultura familiar mais técnica, organizada, sustentável e integrada ao desenvolvimento do município.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cuiabá, MT
Atualizado às 16h01
31°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

35° Sensação
4.63 km/h Vento
62% Umidade do ar
100% (1.76mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)

Mín. 22° Máx. 35°

Chuva
Amanhã (22/01)

Mín. 22° Máx. 32°

Chuvas esparsas