O deputado federal por Mato Grosso, Nelson Barbudo (PL), foi hospitalizado e não participou da mobilização de parlamentares da oposição em Brasília. O ato visava protestar contra a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado, sentado em uma cadeira de rodas, explicou que sofreu uma cólica intestinal e está em tratamento. "Assim que terminarem meus exames, estarei junto com vocês para defender as nossas pautas do nosso querido Brasil", afirmou Barbudo.
O grupo de parlamentares anunciou que irá obstruir os trabalhos da Câmara e do Senado, uma tática para dificultar e bloquear votações. Realizaram uma coletiva de imprensa e, posteriormente, foram ao plenário da Câmara dos Deputados, onde se reuniram com esparadrapos na boca na área destinada à Mesa Diretora.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, anunciou um "pacote da paz" que inclui a defesa da aprovação de uma anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, atualmente paralisada na Câmara. O grupo também pretende trabalhar para extinguir o foro privilegiado para parlamentares e defender o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, cuja análise cabe ao Senado.
A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro foi decretada por Alexandre de Moraes, sob a alegação de que o ex-presidente descumpriu medidas cautelares impostas anteriormente, incluindo a proibição de acesso às redes sociais, mesmo que por meio de terceiros. A decisão se baseou na participação remota de Bolsonaro em eventos contra o STF e a favor de sanções econômicas dos EUA contra o Brasil, utilizando perfis de terceiros. Moraes proibiu visitas ao ex-presidente, exceto advogados e pessoas autorizadas pela Corte, e vetou o uso de celulares, redes sociais e contato com embaixadores. O magistrado advertiu que o descumprimento das regras da prisão domiciliar levará à revogação da medida e à decretação de prisão preventiva imediata.
Cuiabá - MT Cuiabá proíbe valor mínimo no Pix do estacionamento rotativo e assegura reembolso imediato
Polícia Militar/MT PM prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Lucas do Rio Verde
Cuiabá - MT Réveillon da Família valorizará e garantirá o direito das pessoas com deficiência
Cuiabá - MT Prefeitura interdita avenida de acesso ao Parque das Águas a
Lucas do Rio Verde Sorteio da Virada: Nota Luverdense premiou mais 18 moradores nesta segunda (29)
Cuiabá - MT Escola de Cuiabá ganha parque, sala multifuncional e tem quadra reformada em 2025 Mín. 24° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva