Quinta, 01 de Janeiro de 2026 19:20
Mato Grosso Bolsonarista

Bolsonarista passa mal e é hospitalizado às vésperas de ato no Congresso

Bolsonarista passa mal e é hospitalizado às vésperas de ato no Congresso

05/08/2025 15h48 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação DDC
 Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

O deputado federal por Mato Grosso, Nelson Barbudo (PL), foi hospitalizado e não participou da mobilização de parlamentares da oposição em Brasília. O ato visava protestar contra a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado, sentado em uma cadeira de rodas, explicou que sofreu uma cólica intestinal e está em tratamento. "Assim que terminarem meus exames, estarei junto com vocês para defender as nossas pautas do nosso querido Brasil", afirmou Barbudo.

O grupo de parlamentares anunciou que irá obstruir os trabalhos da Câmara e do Senado, uma tática para dificultar e bloquear votações. Realizaram uma coletiva de imprensa e, posteriormente, foram ao plenário da Câmara dos Deputados, onde se reuniram com esparadrapos na boca na área destinada à Mesa Diretora.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, anunciou um "pacote da paz" que inclui a defesa da aprovação de uma anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, atualmente paralisada na Câmara. O grupo também pretende trabalhar para extinguir o foro privilegiado para parlamentares e defender o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, cuja análise cabe ao Senado.

A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro foi decretada por Alexandre de Moraes, sob a alegação de que o ex-presidente descumpriu medidas cautelares impostas anteriormente, incluindo a proibição de acesso às redes sociais, mesmo que por meio de terceiros. A decisão se baseou na participação remota de Bolsonaro em eventos contra o STF e a favor de sanções econômicas dos EUA contra o Brasil, utilizando perfis de terceiros. Moraes proibiu visitas ao ex-presidente, exceto advogados e pessoas autorizadas pela Corte, e vetou o uso de celulares, redes sociais e contato com embaixadores. O magistrado advertiu que o descumprimento das regras da prisão domiciliar levará à revogação da medida e à decretação de prisão preventiva imediata.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cuiabá, MT
Atualizado às 18h01
29°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 35°

31° Sensação
1.03 km/h Vento
62% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/01)

Mín. 22° Máx. 36°

Chuvas esparsas
Amanhã (03/01)

Mín. 22° Máx. 35°

Chuva