Auxiliares de Saúde Bucal participam nesta quinta-feira, 25 de março, de um treinamento que aborda Processos de Esterilização de Matérias Médicos e Odontológicos e Biossegurança, 42 profissionais integram a formação. A capacitação iniciou com palestra da odontóloga Tatiane Tremea que detalha a importância da formação. “Temos muitas auxiliares novas e outras que já atuam há tempos, mas é sempre essencial essa conversa, nossas auxiliares são essenciais durante todo o processo de atendimento do paciente”, frisa a profissional.
Tatiane lembrou que tanto a esterilização do material usado quanto do consultório fica à cargo dos auxiliares. Nesta manhã, a formação tratou sobre técnicas e padronização de rotinas, com objetivo de minimizar riscos ocupacionais e assegurar a qualidade e a segurança dos serviços prestados à população.
Durante a capacitação, foram abordados temas essenciais relacionados às normas de biossegurança, destacando a importância do uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a correta higienização das mãos, o manejo de resíduos e a prevenção de riscos biológicos no dia a dia das unidades de saúde.
Conforme a coordenadora de Saúde Bucal, a também odontóloga Luciana Bussolaro, um dos principais pontos foi atualização das Normas Regulamentadoras (NR) referentes à esterilização de instrumentos odontológicos. “As orientações reforçaram os protocolos corretos de limpeza, desinfecção, embalagem, esterilização e armazenamento dos materiais, conforme as diretrizes mais recentes, garantindo a qualidade e segurança dos procedimentos realizados”, diz.
A capacitação contemplou profissionais que atuam nas Unidades de Saúde e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), promovendo a padronização das práticas e a qualificação contínua das equipes.
“Nosso foco está em biossegurança no ambiente de trabalho. A iniciativa teve como objetivo fortalecer as práticas seguras no atendimento odontológico, garantindo maior proteção tanto para os profissionais quanto para os pacientes”, explica Luciana. A ação é uma parceria da Vigilância Sanitária a Coordenação de Saúde Bucal e a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES).
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: André Moraes
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Lucas do Rio Verde Teatro e reflexão social: espetáculo “Sinhadores: pelo direito à terra” chega a Lucas do Rio Verde
Sinop - MT Previ Sinop realiza audiência pública para prestação de contas do exercício 2025 nesta quarta (24)
Sinop - MT Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
Lucas do Rio Verde Merendeiras de Lucas do Rio Verde recebem prêmio PNAE 2026 em Brasília
Sinop - MT Ginásios de Sinop recebem 41 partidas no segundo dia dos Jogos Escolares e Estudantis; confira a programação desta terça-feira (23)
Sinop - MT Prefeito de Sinop e vereadores visitam Centro de Restauração de Vidas Ebenezer Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 15° Máx. 19°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Chuvas esparsas
Naime Márcio Martins Moraes A fraude da República brasileira: poder para elite e quem paga a conta é o povo
Léo Bortolin Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
Paula Calil Um ano de responsabilidade, diálogo e transparência à frente da Câmara de Cuiabá
Giovanna Burton Suspensão de processos de atraso e cancelamento de voo: o dever de indenizar está em risco?