A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por iniciativa da Mesa Diretora, promove nesta quinta (26) e sexta-feira (27) o II Seminário “O Desempenho do Mandato e a Legística”, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá. O evento terá início às 8 horas e reunirá autoridades e especialistas para debater temas ligados à atividade legislativa, ao aperfeiçoamento da atuação parlamentar e aos desafios contemporâneos do processo político e institucional.
A programação contará com a participação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ministrará palestra na sexta-feira (27), às 8h30. Também integram o seminário Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, ex-ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Ana Paula Mello, especialista em processo legislativo; João Trindade Cavalcante Filho, consultor legislativo do Senado e doutor em Direito do Estado; Fábio Felipe Dáquilla Prates, consultor legislativo com atuação na área econômica; e Rafael Rodrigues Pessoa de Melo Câmara, consultor legislativo e professor de Direito Administrativo.
Entre os temas em debate estão legística moderna, elaboração de leis mais eficazes, construção de propostas legislativas com base em evidências, papel das câmaras municipais na implementação da reforma tributária, impactos da reforma tributária na receita municipal, inteligência artificial nas eleições, fake news e manipulação digital no processo democrático.
O seminário possui carga horária total de 16 horas, com emissão de certificado digital, e é voltado a vereadores, membros das mesas diretoras das câmaras municipais, assessores parlamentares, servidores do Legislativo e do Executivo municipal, procuradores, advogados públicos, consultores legislativos, gestores públicos, além de profissionais e estudantes das áreas de Direito, Gestão Pública e Ciência Política interessados no aprimoramento da atuação legislativa e democrática.
As inscrições podem ser feitas pelo siteabfp.com.br, com possibilidade de isenção de pagamento utilizando o código especialALMTC303.
Serviço:
Assunto:II Seminário “O Desempenho do Mandato e a Legística.
Datas e horários:Quinta-feira (26), das 8h às 17h, e sexta-feira (27), das 8h às 12h30.
Local:Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros – Av. André Maggi, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT.
Cuiabá - MT Votação para escolha de novas ruas com telões para o jogo do Brasil encerra hoje em Cuiabá
Legislativo - MT Antes dos trilhos, a decisão nasceu no Parlamento
Cuiabá - MT Cuiabá ultrapassa 16 mil lâmpadas de LED instaladas; João Bosco Pinheiro recebe nova etapa do Ilumina Mais
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
Legislativo - MT Personalidades de diversos setores são homenageados em sessão especial
Legislativo - MT Juca do Guaraná destina R$ 1 milhão para custeio da saúde de Santo Antônio de Leverger Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 15° Máx. 19°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 25°
Chuvas esparsas
Naime Márcio Martins Moraes A fraude da República brasileira: poder para elite e quem paga a conta é o povo
Léo Bortolin Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
Paula Calil Um ano de responsabilidade, diálogo e transparência à frente da Câmara de Cuiabá
Giovanna Burton Suspensão de processos de atraso e cancelamento de voo: o dever de indenizar está em risco?