Mato Grosso Perdeu
Perdeu Mané: ALMT homenageia Barroso com comenda
Perdeu Mané: ALMT homenageia Barroso com comenda
26/08/2025 18h05 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação DDC
Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) homenageou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, com a Comenda Dante de Oliveira, a mais alta honraria concedida pela casa. A homenagem reconhece a contribuição do ministro para a consolidação do Estado Democrático de Direito, a defesa dos direitos fundamentais e a promoção da justiça.

A iniciativa de homenagear Barroso partiu do presidente da ALMT, deputado estadual Max Russi (PSB). A Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso aprovou a proposta por unanimidade, seguindo o parecer favorável do relator, também o deputado estadual Max Russi.

Na semana anterior à homenagem, o ministro Barroso esteve em Cuiabá, onde cumpriu duas agendas importantes. Primeiramente, proferiu uma palestra sobre democracia e cidadania aos alunos do Liceu Cuiabano, como parte do projeto "Diálogos com as Juventudes", promovido pelo STF, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Além disso, participou de um encontro com membros do Judiciário no âmbito do projeto "Diálogos com a Magistratura", iniciativa reconhecida por promover a escuta ativa e impulsionar avanços por meio da implementação de soluções, inovações e o fortalecimento da carreira dos magistrados.

A Comenda Dante de Oliveira, instituída pela ALMT, é destinada a homenagear personalidades que se destacam pela relevância de seus serviços prestados ao estado, em consonância com os ideais democráticos e de desenvolvimento defendidos por Dante de Oliveira. O ex-governador, falecido, é considerado um símbolo de luta por justiça social e progresso regional.