Esportes Brasil
Brasil Brilha no Judô Paralímpico e Conquista Título no Egito
Brasil Brilha no Judô Paralímpico e Conquista Título no Egito
20/08/2025 12h01 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação DDC
Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

A equipe brasileira de judô paralímpico encerrou sua participação no Grand Prix da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos) em Gizé, no Egito, com uma performance dominante, assegurando o título geral da competição. A seleção nacional conquistou um total de 12 medalhas, sendo dez delas obtidas no segundo dia de disputas.

Na terça-feira, os atletas brasileiros somaram oito medalhas de ouro e duas de prata ao seu desempenho. As medalhas de ouro foram conquistadas por Alana Maldonado (até 70 quilos J2), Arthur Cavalcante (até 95 quilos J1), Brenda Freitas (até 70 quilos J1), Felipe Amorim (acima de 95 quilos J2), Larissa Silva (até 60 quilos J1), Millena Freitas (acima de 70 quilos J1), Rebeca Silva (acima de 70 quilos J2) e Wilians Araújo (acima de 95 quilos J1). Marcelo Casanova (até 95 quilos J2) e Meg Emmerich (acima de 70 quilos J2) garantiram as medalhas de prata.

Na segunda-feira, o Brasil já havia iniciado sua campanha com a medalha de ouro de Lúcia Araújo na categoria até 60 quilos para atletas J2 (baixa visão) e o bronze de Maria Núbea Lins na mesma disputa.

O Grand Prix da IBSA é uma competição importante, pois todas as suas etapas contam pontos para o ranking mundial, que é o principal critério de seleção para os Jogos Paralímpicos de 2028, que serão realizados em Los Angeles, nos Estados Unidos. O desempenho dos judocas brasileiros no Egito demonstra a força da modalidade no país e aumenta as expectativas para a próxima edição dos Jogos Paralímpicos.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br